Cinco anos pĂłs-pandemia: setor fitness se reinventa e expande mais forte
O segmento fitness, que jĂĄ estava em progresso, precisou se reinventar diante dos desafios impostos pela pandemia de Covid-19. Com o primeiro caso registrado no Brasil, em fevereiro de 2020, as academias fecharam as portas e migraram para plataformas online para manter o contato com seus alunos, jĂĄ aqueles que nĂŁo conseguiram se adaptar ficaram para trĂĄs.
Os nĂșmeros comprovam essa evolução, segundo uma pesquisa da Fitness Brasil, o paĂs conta com 56.833 centros de atividades fĂsicas ativos em 2024 – um aumento de quase 200% em comparação aos 19.266 estabelecimentos de 2014. AlĂ©m disso, o ramo de beleza, saĂșde e bem-estar no franchising cresceu 16,5% no ano passado, conforme dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF).
ApĂłs o pico da Covid-19, o setor fortaleceu-se investindo na experiĂȘncia do cliente. As academias passaram a utilizar tecnologias, como aplicativos para interação e monitoramento de treinos, e adotaram um foco renovado no relacionamento com seus usuĂĄrios. Para atender a um pĂșblico mais diversificado, ampliaram suas modalidades para alĂ©m da musculação, incluindo ginĂĄstica, pilates, cross training, dança e treino funcional.
O atendimento flexĂvel, com funcionamento 24 horas, tornou-se um diferencial estratĂ©gico, sobretudo nas grandes cidades, em que a rotina agitada e a volta de muitos ao trabalho hĂbrido ou 100% presencial dificultaram a prĂĄtica regular de exercĂcios. Um exemplo de sucesso dessa transformação Ă© a Academia GaviĂ”es. Antes de 2020, a rede contava com cinco unidades prĂłprias; em 2021, esse nĂșmero passou para oito. Nos perĂodos seguintes, a expansĂŁo acelerou: 16 unidades em 2022, 39 em 2024, e 70 previstas para 2025. A previsĂŁo para 2025 Ă© alcançar 100 unidades em funcionamento atĂ© dezembro.
A ascensĂŁo das novas modalidades
AlĂ©m disso, programas especĂficos para idosos e atividades voltadas Ă saĂșde mental, como yoga, meditação e pilates, ganharam destaque, atendendo Ă crescente busca por bem-estar integral. “Hoje, alĂ©m da musculação, observamos um aumento na procura por outros estilos de treino, inclusive o pilates, que conquista muitos adeptos. Isso reflete uma mudança nas preferĂȘncias dos alunos, que buscam um treino mais diversificado”, afirma Priscila Aguiar, CEO da Academia GaviĂ”es. Para se ter uma ideia, entre 2022 e 2024, o pilates registrou uma elevação de 141% nos check-ins na plataforma Wellhub, sendo que o crescimento foi de 68% de 2022 para 2023.
O impacto das redes sociais
As mĂdias sociais tambĂ©m desempenham um papel importante na popularização do estilo de vida saudĂĄvel. “Influenciadores digitais e criadores de conteĂșdo compartilham suas rotinas de treino, alimentação e bem-estar, ajudando a construir comunidades engajadas e a ampliar a demanda por espaços e produtos relacionados Ă saĂșde”, destaca Priscila. A geração Z Ă© um pĂșblico particularmente influenciado por esse meio. Um estudo realizado pela Waffle revelou que 38% da Geração Z passa entre 4 e 7 horas por dia nas mĂdias sociais, sendo o Instagram o canal preferido de 85%.
Sobre Academia GaviÔes
No cenårio paulista hå quase 50 anos e no franchising desde 2019, a Academia GaviÔes conta hoje com 109 unidades, 39 em funcionamento e 70 implantaçÔes. A rede oferece modelos de negócios onde o franqueado pode ser o administrador ou somente o investidor, jå que também oferece a opção do empreendedor contratar um serviço de administração especializado na marca. Todas as unidades oferecem um mix de aulas, atendimento diferenciado para iniciantes e modernos equipamentos de musculação.


Nenhum comentĂĄrio:
Postar um comentĂĄrio
Deixe aqui seu comentĂĄrio